A Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata . É usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica. Usada como condimento na culinária, bem como em infusões, utilizando as folhas da planta.
Seja para utilização em chás, temperos, sucos, drinks ou sobremesas, o hortelã é um dos cultivos mais conhecidos e utilizados do Brasil, graças ao seu sabor marcante e capacidade de refrescância.
Esta espécie é medicinal, e atua em debilidades do estômago, cólicas e vómitos. As folhas da hortelã pimenta em chá (infusão), empregam-se contra a insónia e excitação nervosa. Os talos triturados são eficazes contra picadas de insectos. As folhas frescas em infusão facilitam a digestão. É uma erva verde-intenso e aroma refrescante; é tónica, estimulante e estomacal. Actua sobre os nervos como um sedativo, Devolve o vigor a todos os órgãos, beneficiando os nervos, o coração, o aparelho digestivo (contra náuseas, fadiga, gases, úlceras), figado e pâncreas. É boa para o aparelho respiratório (tosse, asma, bronquite) e actua nas doenças infecciosas como bactericida e anti-séptico, é anestésica e ao mastigâ-Ia cura dores de gengivas e dentes.
* 20 sementes para cultivo
Cultivo:
Plantas que chegam a ter até 60cm de altura, com germinação de 16 a 21 dias e colheita em 4 meses.
Espécie: Hortelã ou Menta
Ciclo: Erva Perene
Propagação da semeadura: Direta ou Sementeira
Clima: Ameno e Quente
Espaçamento para plantio: 0,35 x 0,30m
Germinação: 16 a 21 dias
Solo: Areno-argiloso, fértil e bem drenado
Melhor época para plantio: Durante todo ano
Tamanho da planta: 30 a 60cm
Colheita: 4 meses após plantio, quando 2/3 estiverem florescendo
Parte usada: Folhas com pecíolos
Utilidade: Medicinal e aromática
Jardim Etnobotânico - Medicinas naturais e sagradas. Plantas, ervas, incensos e cultivo de etnobotânicos.