Em muitos rituais, cerimônias e observações religiosas dos índios o Mapacho era o fio unificador de comunicação entre os humanos e os poderes espirituais. O Mapacho também selou tratados de paz entre as tribos e acordos entre indivíduos. Para tais propósitos, o chefe tinha um cachimbo especial, comprido e decorado, o chamado "cachimbo da paz". É comumente fumado em cigarrilhas e muito bom para ajudar a parar de fumar cigarros convencionais.
O mapacho é um importante instrumento xamânico na Amazônia. Usado por seus poderes enteógenos, fumado durante as cerimônias de ayahuasca ou misturado na própria poção. O fumo era tido como sagrado e purificante, e o tabaco era frequentemente queimado para purificar e proteger, mesmo que não fosse inalado. Em algumas zonas da floresta amazônica o Mapacho ainda permanece um componente comum da ayahuasca.
No ritual do “Cachimbo da Paz”, ele (ou outras plantas) é fumado ritualmente, passando o cachimbo de um a um, estabelecendo uma corrente de harmonia e união entre os participantes.
Jardim Etnobotânico - Medicinas naturais e sagradas. Plantas, ervas, incensos e cultivo de etnobotânicos.